Nos siga nos instagram (@ultraconvites)

08 abril 2015

Tipos de papel para convites

Se você encontra dificuldade em entender as informações dos convites por não ter conhecimento no tipo de material que descrevo, aqui explico sobre os materiais relacionados a papelaria, confira...

Veja também Tipos de laços e fitas para convites. (em reforma)

Classificação dos papéis
Conhecer os papéis e suas características, auxilia no preço do convite, e para decidir se vale a pena investir você deve conhecer cada produto, tendo assim uma noção da qualidade e dos resultados.

a) Gramatura e peso.
Gramatura é o peso/grossura do papel, em convites geralmente é usado 180 de gramatura.Isso influencia tanto no preço da impressão quanto no de envio pelo correio.

b) Formato e tamanho.
Os formatos de papéis são divididos em 3 séries: Série A, série B e série C, e todos tem a numeração de 0 a 10, sendo que quanto maior a numeração, menor o tamanho do papel, diferenciando 50% do tamanho a cada medida.
O formato mais conhecido é o A4 que tem como medida 21 centímetros por 29,70 centímetros aproximadamente. Outros tamanhos


c) Cor e Impressão.
A impressão vem de tintas off-set das cores secundárias Cyan, Magenta, Yellow e Black e normalmente têm uma certa transparência. Portanto, a cor do papel pode influenciar na composição do material. Então se imprimirmos uma imagem vermelha em uma folha amarela, as cores se misturariam formando um alaranjado. Impressoras classificam branco como ausência de cor, sendo impossível obter uma imagem branca em um papel colorido através de uma impressão.

d) Relevo e Textura.
A textura pode ser definida como o aspecto do papel (lisos, telados, etc.) ou quanto ao seu grau de rigidez. A textura do papel pode ser escolhida de acordo com a arte e abordaremos sobre os tipos de relevos que usamos em nossos trabalhos

Tipos de papéis
Depois de aprender sobre gramatura, tamanho, relevo e impressão, veja abaixo os papéis que o Ultra Convites trabalha, suas características e o seu uso.

Papéis usados para Capas:
Cartão
Papel encorporado, mais rígido, em cores bem avivadas. Pintados na Massa, com Tintas atóxicas e grande lisura. Gramaturas: 240 g/m2

Color Plus
Apresenta colorido na massa, boa lisura, sem dupla face, resistência das cores à luz, estabilidade dimensional, controle colorimétrico e continuidade das cores. Suas aplicações são em trabalhos publicitários, papel para carta, envelopes, convites, catálogos, blocos, capas, folhetos, cartões de visita, mala-direta, formulários contínuos.

Color Set
Papel fosco, criativo para recortes, colagem, dobraduras,entre outros. Disponível em várias cores com boa gramatura para formação de capas e envelopes.

Color Canson
Papel colorido utilizado em colagens, recorte e decorações.

Couro
Papel texturizado cuja superfície reproduz o couro animal. Disponível nas cores: preto, branco e creme.

Papéis usados para Impressões:
Vergê;
Um dos papéis mais utilizados, é texturizado imitando os Antigos Papéis produzidos em Telas de Hastes de Bambu. Suas características são marca d’água, aparência artesanal, formação de folhas homogêneas, resistência das cores à luz, controle colorimétrico e é adequado para impressão: offset, tipografia, relevo e etc. Suas aplicações são para papel de carta, envelopes, catálogos, capas, trabalhos publicitários, cartões de visita, formulários contínuos, mala-direta, para miolo e guarda de livros.

Madeira
Papel texturizado com aparência de madeira. Suas características são textura e gofrado.

Linho
Papel texturizado cuja superfície lembra uma toalha de tecido linho. Suas características são textura e gofrado.

Casca de ovo
Papel texturizado cuja superfície reproduz a rugosidade da casca do ovo, ideal para convites, apresentações, certificados e etc.

Couchê
Papel revestido, em ambas as faces e de Grande Lisura, disponível na cor branca. É um tipo de papel resistente à umidade produzido a partir da composição de celulose branqueada de fibras curtas, cuja principal característica é o revestimento brilhante em ambas as faces, com ótima qualidade de impressão.

Reciclos (Envelhecido)
Visual diferenciado por ser produzido por fibras renováveis, garantindo excelentes resultados de impressão. Disponível na cor areia, é perfeito para trabalhos de aparência antiga e medieval.

Foto
Papel de brilho intenso somente na parte posterior, muito usado também para fazer fotografias. É semelhante ao papel couchê, porém de gramatura 220.

Credex
Papel comum com aparência de uma folha chamex. Fosco e sem relevo, da cor branca, porém de gramatura 180.

Papéis usados para Capas e Impressões:
Transparência
Papel completamente transparente, necessitante de algum fundo claro para visualização de sua impressão. Pode ser usado também como capa com função de proteger o material em seu interior.

Vegetal
Papel vegetal, que não deve ser confundido com o chamado Papel manteiga (mais utilizado para culinária), possui como característica ser translúcido para a visualização da imagem a ser copiada através de seu corpo. É utilizado com frequência em estúdios de tatuagem, serigrafia, aerografia, desenho técnico, artes gráficas e artesanatos em geral.

<< Post anterior                               Próximo post >>

Se ainda tem alguma dúvida, use os comentários abaixo.
Também aceito novas sugestões de materiais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro das novidades do site. Novas amostras toda semana! Utilize o sistema de comentários para dúvidas e sugestões. Obrigada! :)