Nos siga nos instagram (@ultraconvites)

23 março 2015

Convite e convidados - as 11 dúvidas mais comuns

As dúvidas que eu tive, que muitos tem e muitos terão!

Depois de muito pensar, e claro, pesquisar, reuni algumas dúvidas frequentes que as pessoas têm quando vão: organizar uma festa, distribuir convites, escolher a decoração, entre outras. Elas foram respondidas de acordo com a minha opinião! Algumas com a experiência que já tive, e outras pesquisei bem para obter a resposta...


1 - É errado escrever o convite de forma numéria (dia 19 de janeiro de 2011 ás 18hs30m ou dia: 19/01/2015 ás 18:30)? Eles tem que ser escritos por extenso?
Para as festas mais tradicionais e sociais, aconselho a seguir o padrão dos convites por extenso. Porém se você escolheu um convite mais moderno, para uma festa informal e descontraída, pode escolher a forma numérica. A vantagem dessa forma é que ajuda (e muito) o convidado a localizar as informações principais da festa. Eu mesma quando estou fazendo um convite escrito por extenso me atrapalho um pouco na hora da verificação, já a outra forma, é bater o olho e confirmar se está okay.

2 - Com quanto tempo de antecedência devo encomendar os convites? 
O aconselhável é 4 meses antes, pois fazer os convites com muita antecedência é arriscado já que no decorrer do planejamento muitas coisas podem mudar. Encomendá-los muito encima da hora (2 meses antes), também pode gerar problemas. Geralmente produzo convites de 15 a 20 dias ou menos (em encomendas de quantidade média, como 150 unidades), porém, enviá-los pelo correio pode dar um acréscimo de 7 dias ou mais, dependendo da distância. O certo é distribuí-los com calma, aproveitando encontros entre amigos, família e festas. É mais tranquilo e economiza tempo, que sempre é muito precioso!

3 - Com quanto tempo de antecedência devo distribuir os convites? 
O recomendado sempre foi e sempre será um mês antes da data do evento. Porém, em casos de pessoas que moram em lugares distantes é muito importante um aviso prévio de três a seis meses antes (dependendo da distância do local) para dar tempo de se organizar sem correrias.

4 - É feio convidar por telefone ou através de redes sociais?
Essa foi uma das formas que eu utilizei para convidar alguns amigos e foi uma das decisões que me arrependi e muito! Vou explicar o porquê:

- O casamento é um evento importante e formal, e se não for tratado dessa maneira será visto como uma cerimônia banal e desorganizada.
- O convidado terá a impressão de que você está passando por tantas dificuldades financeiras que não teve a capacidade encomendar convites o suficiente para todos e assim...
- Dará a ele a sensação de ser um dos convidados menos importantes da sua lista, podendo até aceitar o convite na hora, mas será pouco provável que participará do evento.

Algumas pessoas levaram numa boa, mas claro que essa não foi uma ideia muito inteligente de minha parte, e como uma blogueira boazinha, venho expor essa vergonha,para você não cometer o mesmo erro que eu.

Mas nada impede de você usar essa tática com aquelas pessoas que 
mau te cumprimentam e te acham na obrigação de convidá-las, a decisão é sua :)
Veja outros comentários indiscretos sobre casamento

5 - Posso colocar o convite no mural do meu trabalho convidando a todos os meus colegas?
Nesse caso, pode, se realmente quiser a presença de todos... Mas não faz sentido porque tem aqueles que você não tem afinidade e os que você tem se sentirão menosprezados de certa maneira. Afinal, a sua festa é algo que qualquer pessoas pode ir ou é um evento especial somente para os VIPs? ;) Pense sempre desta maneira e não haverá dúvidas.

6 - O que fazer para convidar apenas amigos mais próximos, sem os outros ficarem sabendo? 
Essa é uma atitude um tanto desnecessária e impossível. Você tem que ter firmeza e decidir de uma vez por todas quem você gosta e quem você apenas convive pacificamente.
E não se incomode com os comentários daquelas pessoas que se doem porque não foram convidadas, quando casar passa...

7 - O que fazer quando não há local em minha casa para todos os meus parentes que moram em cidades distantes? Devo abrigar alguns em minha casa e indicar hotéis para os outros? 
Se todos os seus parente tiverem condições de se hospedarem em um hotel, não será necessário, afinal eles tem que entender que a véspera da uma festa é muita correria. E com os preparativos vocês mau terão tempo para ficar em casa. Mas, apesar de tudo, se tiver familiares com melhores condições financeiras do que outros, estes deverão entender o seu gesto simpático em abrigar os que mais precisam.

8 - No convite devo incluir R.S.V.P (confirmação de presença)? 
Essa mensagem é muito útil para calcular, através do número de convidados, a quantidade de comida e bebida e informar ao buffet. Saiba que para incluir esse sigla (ou simplesmente escrever: "favor confirmar a presença") um profissional é contratado para receber os telefonemas. Se não estiverem dispostos a pagar pelo serviço, alguém de muita boa vontade e disponibilidade poderá prestar esse serviço. A mensagem fica no final do convite contendo a data limite e o telefone de confirmação

9 - É anti étnico convidar ex-namorados ou ex-maridos? 
Depende, se você foi convidado com a mensagem: "Fulano e acompanhante" deve consultar quem o convidou, se for um convivência pacífica, está liberado. Já os casais devem decidir se ambos estarão confortáveis com a presença de seus antigos concorrentes.

10 - O convite tem que ter a mesma cor e estilo do casamento?
Não vejo nenhuma regra a seguir em questão da cor, porém seria um tanto confuso receber um convite rústico ou moderno demais, com um evento completamente clássico e social. Mas levando em conta de que praticamente ninguém repara com essa combinação, a escolha é sua!

11 - É permitido apelidos e abreviações no convite? Tenho que descobrir o segundo nome de cada convidado?
Se a festa for tradicional, tratar pelo apelido passa uma sensação de carinho ao convidado. Eu procurei saber os sobrenomes daqueles que não tinha tanta infinidade, como os parentes distantes de meu esposo e amigos da minha avó, mas, não vi problema algum em chamar meu amigos e familiares pelos apelidos. As abreviações são usadas em todos os tipos de festas.


<< Post anterior                               Próximo post >>

E essas foram algumas das dúvidas mais comuns que muitos tem quando vão organizar algum evento importante, deixe sua opinião, dúvida ou sugestão! Tenha uma boa semana!!
:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

2 comentários:

  1. Melhor maneira de se inteirar nesse assunto, fácil de entender. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais a gente se esforçar na organização de um evento, mais longe vamos estar de erros e micos, então é muito importante sanar todas as nossas dúvidas! :d

    ResponderExcluir

Fique por dentro das novidades do site. Novas amostras toda semana! Utilize o sistema de comentários para dúvidas e sugestões. Obrigada! :)